Nutrição > Quem é o endocrinologista?

Existe uma grande preocupação com o corpo, principalmente quanto ao peso ideal. O número de pessoas que busca tratamentos para perder ou aumentar o peso corpóreo é grande, porém nem sempre o paciente sabe qual profissional procurar. Quem seria mais indicado na orientação de uma dieta, o nutricionista ou o endocrinologista?

A primeira tentativa seria o nutricionista, profissional mais popularmente ligado a emagrecimentos e alimentação. Porém o endocrinologista também pode ser muito útil para quem pretende encontrar seu peso ideal.

O nutricionista é o profissional que vai proporcionar uma reeducação alimentar ao paciente, analisando suas deficiências e excessos nutricionais. Através desta análise ele elabora um cardápio especial para o metabolismo do paciente, buscando não só o emagrecimento, mas o equilíbrio de nutrientes no corpo.

Já o endocrinologista analisa a possibilidade de deficiências hormonais que podem impedir a perda do peso excessivo. Os hormônios são substâncias que controlam a reprodução, o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo. Se este está prejudicado por alguma disfunção hormonal, a queima dos alimentos, bem como a eliminação de resíduos, fica prejudicada, favorecendo o ganho de peso.

O profissional de endocrinologia também pode diagnosticar patologias que acompanham a obesidade, como diabetes, hipertensão e o alto colesterol, além de receitar medicamentos controladores de apetite e reguladores. 

Portanto, quando se busca um tratamento para emagrecer, é importante procurar tanto o nutricionista quanto o endocrinologista, para descobrir qual a causa do excesso de peso (se devido à má alimentação ou a distúrbios hormonais). Uma vez diagnosticado o problema, os profissionais auxiliarão no equilíbrio do organismo, proporcionando assim não só o emagrecimento, mas bem-estar e qualidade de vida.

Você necessita emagrecer?
Cadastre-se e receba informações!