Nutrição > O que são radicais livres?

O termo “radicais livres” é muito utilizado, principalmente quando o assunto é alimentação. Mas você sabe o que ele quer dizer?

Radicais livres são substâncias tóxicas produzidas pelo nosso próprio organismo. Se estas substâncias encontram-se dentro do número normal, nosso corpo se encarrega de eliminar essas toxinas, porém, se este número está alterado, os radicais livres se acumulam e podem causar diversas patologias.

A partir do acúmulo de radicais livres no organismo, alguns problemas de saúde podem ser desencadeados, como artrites, envelhecimento precoce e até alguns tipos de câncer. A alimentação entra no combate aos radicais livres por trazer compostos que diminuem sua formação.

Uma alimentação reforçada com vegetais, frutas, leguminosas e cereais é uma excelente proteção contra o excesso de radicais livres no organismo. Alimentos como brócolis, couve, cenoura e mamão, entre outros, se consumidos diariamente, combatem e diminuem a formação desses radicais. A ingestão de refeições ricas nestes tipos de alimentos, além de fortalecer o nosso organismo, previne quanto ao desenvolvimento de diversos outros problemas.

Alguns fatores são responsáveis por aumentar a produção de radicais livres durante o metabolismo. O excesso de álcool, a utilização de cigarro, excesso de consumo de alimentos industrializados e a utilização de alguns medicamentos. 

Hábitos saudáveis, tanto no estilo de vida, quanto na alimentação, são fundamentais para evitar a formação de altos números de radicais livres e assim obter um corpo mais equilibrado, com maior bem-estar e a qualidade de vida.

Você necessita emagrecer?
Cadastre-se e receba informações!