Nutrição > O que é um nutrólogo?

A falta de tempo faz com que grande parte da população não se alimente corretamente, o que provoca não só o descontrole do peso, mas deficiências nutricionais no organismo. 

A nutrologia é a especialidade na qual o médico se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias no comportamento alimentar. O nutrólogo é o profissional formado em medicina e especializado em nutrição que estuda os alimentos e seus nutrientes e analisa os benefícios de cada um deles à saúde.

O nutrólogo trabalha com a reeducação alimentar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, visando o crescimento e desenvolvimento saudável através de hábitos alimentares mais corretos. O profissional de nutrologia trata doenças nutricionais como obesidade, hipertensão arterial e colesterol alto. Ele identifica erros alimentares e os esclarece aos pacientes, buscando a melhora na qualidade de vida.

A diferença básica entre o nutrólogo e o nutricionista é a formação acadêmica. O nutrólogo é formado em medicina e, posteriormente, especializado em nutrição, o que o possibilita, além de prevenir, diagnosticar e tratar patologias, receitar remédios para complementar o tratamento. 

Já o nutricionista é o profissional formado em nutrição. Ele é especialista em diagnosticar as deficiências e excessos de nutrientes no organismo. É também responsável por montar cardápios especiais para cada metabolismo visando o emagrecimento ou aumento de peso, mas principalmente, o equilíbrio do corpo. Não tem autorização, todavia, de receitar medicamentos.

Você necessita emagrecer?
Cadastre-se e receba informações!