Nutrição > Nutrição funcional

A necessidade de nutrientes de cada organismo vai além da avaliação das deficiências nutricionais no corpo. O metabolismo difere de uma pessoa para outra e um alimento que pode ser saudável para a maior parcela da população, pode fazer mal a um determinado indivíduo. 

Como, então, saber o que se pode ou não ingerir sem prejudicar o desenvolvimento e manutenção do organismo e, por consequência, da saúde em geral?

Para descobrir a ação dos nutrientes nas células no seu organismo existe a nutrição funcional. Neste processo, o nutricionista aplica seus conhecimentos a respeito dos nutrientes e analisa profundamente a relação entre os nutrientes e as células visando restabelecer o equilíbrio do metabolismo e o bem-estar do corpo, sempre de maneira individual.

A nutrição funcional não somente cria um novo cardápio com uma alimentação mais balanceada, mas também analisa os sinais e características de cada pessoa para corrigir as situações de carência ou mesmo excesso de determinados nutrientes.

Na nutrição funcional existe um rastreamento metabólico que visa descobrir qual alimento equilibra seu organismo e qual pode fazer mal, mesmo que seja usualmente considerado saudável.

A nutrição correta do organismo é muito importante, pois desequilíbrios nutricionais podem acarretar sobrecargas ao sistema imunológico e deficiências no metabolismo, ocasionando doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão. 

Apesar de não tão conhecida, a nutrição funcional está envolvida em tratamentos de variados distúrbios metabólicos e atende diversas áreas, como o setor esportivo (academias, clubes e atletas individualmente), hospitais e até mesmo orientações às gestantes.

A partir de um detalhado estudo do organismo, mudanças no cardápio e nos hábitos alimentares podem auxiliar no tratamento de doenças e proporcionar melhorias ao corpo.

Você necessita emagrecer?
Cadastre-se e receba informações!