Nutrição > A importância do café da manhã em sua dieta

Um corpo saudável é aquele que apresenta não só uma silhueta esbelta, mas também um organismo equilibrado e sem deficiências nutricionais. A solução para quem quer emagrecer sem prejudicar a saúde é reeducar a alimentação e aprender a consumir o que é mais indicado para seu metabolismo.

Na tentativa de perder peso de modo rápido, muitas pessoas fazem dietas que “pulam” refeições, achando que esta atitude será capaz de diminuir o consumo calórico e evitar o ganho de peso. Esse tipo de regime não ajuda a perder peso e ainda pode ser prejudicial para a saúde, pois causa deficiências nutricionais que podem resultar em diversas patologias.

Uma das principais refeições, e também uma das mais “puladas”, é o café da manhã. Ele é muito importante para uma dieta equilibrada, pois, além de ajudar a regular a fome no decorrer do dia, fornece os nutrientes necessários para recuperar o corpo após o período de jejum ao qual nos submetemos enquanto dormimos.

Não tomar o café da manhã faz com que o organismo use massa muscular como fonte de energia, reservando os nutrientes em forma de gordura, o que favorece o ganho de peso. Por isso, recomenda-se, em uma dieta balanceada, que a pessoa se alimente de três em três horas. Desta forma, o corpo absorve a energia necessária para o metabolismo funcionar ao longo do dia, na mesma proporção em que gasta as calorias, auxiliando na manutenção do peso.

Tomar um café da manhã equilibrado diariamente é muito benéfico à saúde, visto que previne o surgimento de doenças. Uma boa dica para esta refeição matinal é consumir porções de leite ou derivados, pães ou cereais integrais e frutas. Essa composição ajuda a fornecer energia para o corpo durante o dia, mantém o organismo saudável e melhora a qualidade de vida.

Para o sucesso da dieta, é importante aprender a selecionar os alimentos e conhecer seus valores nutritivos, não só os valores calóricos. Reeducar-se é fundamental para o sucesso de qualquer regime. É importante lembrar que cada organismo é único e requer diversos nutrientes em diferentes porções. Por isso, é sempre indicado procurar um profissional de nutrição para orientar sua dieta e para auxiliar em seu emagrecimento de uma forma saudável.

Você necessita emagrecer?
Cadastre-se e receba informações!