Nutrição

Com a rotina acelerada exigida nos dias atuais, fica difícil se dedicar a uma alimentação balanceada. O que se deve comer, quando e com que frequência? É para auxiliar nessas dúvidas e cuidar da alimentação que há o nutricionismo.

Quando a pessoa procura auxílio no nutricionismo certamente obterá uma melhora em sua qualidade de vida. O nutricionismo tem por objetivo promover saúde e bem-estar e oferecer uma dieta balanceada, estudando os melhores nutrientes para o corpo em cada caso. A especialidade também visa prevenir, bem como diagnosticar e tratar doenças provocadas por distúrbios alimentares, como obesidade, anorexia, bulimia e outros maus hábitos alimentares.

A deficiência e carência de vitaminas, minerais e ácidos ocasionados por uma alimentação inadequada afetam diretamente a qualidade de vida. A autoestima também sofre abalos, pois a má alimentação, além de prejudicar a saúde, também atinge a parte estética.

O nutricionismo compreende as técnicas de reeducação alimentar, dietas e regimes, visando não só emagrecimentos, mas principalmente a nutrição adequada. Tanto nutrólogos quanto nutricionistas estão envolvidos no processo. 

A diferença básica entre nutricionistas e nutrólogos está em sua formação e, consequentemente, função dentro do nutricionismo. O nutrólogo é o profissional formado em medicina, pós-graduado ou com residência em nutrição. Essa formação o habilita a receitar remédios para tratar patologias ocasionadas pela má alimentação, além de diagnosticar carências de nutrientes no organismo. 

Já o nutricionista é aquele formado em nutrição. Esse profissional não tem autorização para receitar remédios, mas sua função é de extrema importância. É ele quem cria os cardápios balanceados para cada paciente, levando em conta a necessidade de cada organismo.

 
Assim, podemos entender o nutricionismo como uma especialidade que educa através de hábitos alimentares adequados. A prática de uma alimentação mais saudável evita o surgimento de patologias e está diretamente ligada à qualidade de vida.
Você necessita emagrecer?
Cadastre-se e receba informações!