Emagrecimento > O que é metabolismo?

Quando a balança aponta excesso de peso é comum a dúvida sobre a ação do metabolismo, se ele pode ser lento ou se não anda trabalhando como deveria. Apesar de muito citado, nem todos sabem o que é ou como de fato funciona o mencionado metabolismo, ocasionando insegurança para quem busca melhorar sua qualidade de vida através da diminuição do peso excedente.

O metabolismo se caracteriza por ser o conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo visando a síntese e degradação dos nutrientes na célula. Ele é dividido em duas etapas: o anabolismo e o catabolismo. Na fase anabólica ocorre a síntese (síntese protéica, de ácidos, de hormônios, formação de compostos), enquanto na etapa catabólica ocorre a degradação (quebra de compostos como as proteínas do tecido muscular, para que o organismo obtenha energia). 
 
Aproximadamente 70% da energia total gasta durante o dia por um indivíduo é utilizada para atender as funções vitais, como a respiração. A energia extra é absorvida pelo organismo, o que significa que se o consumo calórico (energia) for muito maior do que o necessário para o bom funcionamento do corpo haverá acúmulo e, portanto, ganho de peso. 
 
As funções metabólicas devem ser analisadas de maneira individual uma vez que são influenciadas por fatores variados como genética, peso, altura, sexo, tecido muscular e alimentação, entre outros. Justamente por não ser iguais para todos é que algumas pessoas “comem de tudo” e não engordam, enquanto outras sofrem para perder peso mesmo com uma alimentação adequada. 
 
Algumas pessoas submetidas à restrição calórica sofrem do chamado efeito platô que se caracteriza pela adaptação do organismo ao baixo consumo calórico, o que faz com que o organismo utilize menor energia para realizar suas funções, ocasionando uma freada no processo de emagrecimento.
 
Por isso, é sempre recomendado que a pessoa que deseja perder peso procure um profissional da área de nutrição, o qual poderá fazer uma análise diferenciada de acordo com cada metabolismo e indicar a melhor maneira de perder os quilos extras de maneira saudável.