Emagrecimento > Emagrecimento rápido

A busca pela perda do peso excedente é cada vez maior, bem como a preocupação e consciência com a qualidade de vida. O maior desejo de quem quer emagrecer é fazê-lo rapidamente, o que faz com que as pessoas recorram às dietas que prometem perda acelerada de peso em pouco tempo.

Ter paciência quando se está no processo de emagrecimento é primordial, pois só com a perda gradual de peso é que há garantias de que a saúde não será afetada. Submeter-se à dietas rígidas e extremamente restritivas pode acarretar diversas complicações no funcionamento do organismo, além de não oferecer resultado no longo prazo.

Dietas da moda podem oferecer perda de peso acelerada, mas não ensinam a pessoa a se alimentar de maneira correta. Desse modo a pessoa tende a recuperar o peso que perdeu, podendo ganhar ainda um peso extra, uma vez que no período de regime o corpo se adaptou ao consumo de baixas calorias e, ao receber a quantidade calórica normal, absorve muito mais, elevando o peso corpóreo.

Dietas para se emagrecer rapidamente são comumente baseadas na ingestão de um único tipo de alimento, ignorando as necessidades nutricionais do organismo, ou seja, ao seguir este tipo de regime você se coloca em risco real de ficar deficiente de vitaminas e nutrientes vitais para o corpo.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que se elimine no máximo um quilo e meio por semana, do contrário já é considerada uma situação de risco. A falta de nutrientes pode suscitar graves problemas tanto quanto o excesso de peso. Portanto, é preciso realizar um acompanhamento por via da reeducação alimentar, a fim de ser mantido o peso ao longo da vida e evitar problemas de saúde.

As mudanças alimentares são fundamentais para se alcançar um emagrecimento saudável e a manutenção do peso corpóreo. Dietas para emagrecer de modo rápido apenas favorecem o efeito sanfona, no qual se perde peso quase instantaneamente e, pouco tempo depois, recupera-se peso extra.

O modo ideal de assegurar uma perda de peso saudável e efetiva é através da elaboração de uma dieta diversificada e balanceada, especialmente desenvolvida para o metabolismo de cada pessoa por um profissional de nutrição, além da prática regular de exercícios físicos.