Dúvidas Frequentes

    • Faço dieta e perco uma quantidade de peso, mas depois da dieta acabo recuperando meu peso e até mais. Qual o motivo?

      A maioria das dietas tende a dar errado, pois a pessoa apenas restringe a ingestão calórica por um tempo e condiciona o corpo a receber aquele valor reduzido de energia. Quando volta a se alimentar normalmente, o corpo já não está acostumado a receber a energia a mais e por isso o acúmulo é maior, resultando na recuperação e ganho de peso.

    • É seguro seguir dietas disponibilizadas na internet ou dietas da moda?

      Não é aconselhável. Cada organismo requer uma nutrição diferenciada para funcionar de modo saudável. É importante procurar um especialista e adquirir uma dieta própria para seu corpo. 

    • Existe algum alimento que evita o acúmulo de gordura?

      Legumes, verduras, grãos e frutas têm propriedades que evitam o acúmulo de gordura no corpo. Invista na ingestão desses alimentos.

    • Dietas líquidas são eficazes?

      Não. É preciso se alimentar de forma correta para manter o bom funcionamento do organismo. Uma dieta exclusiva de líquidos dificilmente contém todos os nutrientes necessários para emagrecer de modo saudável.

    • Como devo me alimentar para manter o peso?

      É importante consultar um nutricionista que irá examinar seu organismo e descobrir os nutrientes de que você necessita. A partir dessa análise, ele indicará uma alimentação balanceada visando o emagrecimento gradual e saudável ou a manutenção do peso.

    • Fazer dieta pode me deixar desnutrida (o)?

      Algumas dietas que não são elaboradas corretamente podem, sim, acabar deixando a pessoa com deficiências nutricionais, além de ser ineficazes. Por isso sempre se ressalta a importância de buscar um profissional a fim de evitar problemas de saúde graves ao longo do regime.

    • Chás ajudam a emagrecer?

      Os chás auxiliam na perda de peso, pois dão maior sensação de saciedade, além de diminuírem a ansiedade. Vale a pena tomar pelo menos duas xícaras ao dia, preferencialmente 30 minutos antes das refeições. 

    • Para perder peso terei que excluir alimentos das minhas refeições?

      Não. Você não tem que excluir alimentos da sua dieta, apenas reduzir a quantidade. Ao invés de comer uma barra de chocolates por dia, por exemplo, reduza a ingestão do doce para uma porção a cada sete dias.

    • Fazer jejum ajuda a emagrecer?

      Não. Quando o corpo está em jejum ele poupa energia. Quando você voltar a se alimentar ele tende a absorver mais calorias sem ter gasto as que já estavam no organismo, ou seja, o consumo calórico dobra e você não consegue eliminar peso.

    • Mudar a alimentação já é suficiente para perder peso?

      Ter hábitos alimentares mais saudáveis é o primeiro passo para um corpo mais harmonioso. Porém, é sempre bom aliar a boa alimentação à prática de atividades físicas, não só para afinar a silhueta, mas também para ter melhor qualidade de vida. 

    • Não disponho de tempo para ir a academias ou praticar exercícios. Como posso não me tornar sedentário e não facilitar o ganho de peso?

      Mudando pequenos hábitos na rotina é possível gastar energia do corpo. Suba de escada, caminhe por 20 minutos, guarde o controle da TV. Pequenas atitudes já ajudam a não ser sedentário.

    • Posso fazer uma lipoaspiração para eliminar o peso extra?

      O procedimento de lipoaspiração não serve para emagrecer. A cirurgia é indicada para pacientes que já se encontram dentro de uma faixa de peso adequada e buscam eliminar apenas gorduras localizadas.

    • Qual o melhor tipo de exercício físico para ajudar a eliminar peso?

      Os exercícios mais indicados para perda de peso são os aeróbicos. Corrida, caminhada, bicicleta. A musculação em conjunto com exercícios aeróbicos ajuda a manter o corpo firme, sem flacidez, ao longo do emagrecimento.

    • O que é IMC e qual a faixa ideal para mim?

      O IMC (índice de massa corpórea) é calculado através da divisão de seu peso por sua altura ao quadrado. O valor considerado normal é o IMC entre 18,5 e 24,9. Abaixo de 18,5 indica peso abaixo do normal, enquanto IMC entre 25 e 29,9 indica sobrepeso. IMC a partir de 30 indica obesidade.

    • Acelerar o metabolismo ajuda a emagrecer?

      Sim. Com o metabolismo em ritmo mais acelerado, o organismo queima uma quantidade maior de calorias e, consequentemente, ajuda a reduzir o peso.

    • Como posso acelerar meu metabolismo?

      Existem alguns alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, como gengibre, canela, linhaça, brócolis, laranja, café e chá verde. O consumo destes alimentos ajuda a aumentar o ritmo do metabolismo.

    • Para emagrecer preciso me alimentar apenas de saladas?

      Não. Alimentar-se apenas de salada também não é saudável, pois o organismo necessita de nutrientes que se encontram em outros grupos de alimentos. Uma alimentação balanceada deve conter porções de todos os grupos disponíveis na pirâmide alimentar.

    • Quantas refeições preciso fazer por dia para emagrecer com saúde?

      É indicado que se coma algo de três em três horas, com três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches nos intervalos. Vale lembrar que esses lanches não devem ser compostos por salgadinhos ou doces. Opte por uma fruta, iogurte ou barrinha de cereal.

    • Beber água ajuda a emagrecer?

      Sim. A água, além de hidratar o corpo, ajuda a aumentar a sensação de saciedade e também melhora na eliminação de resíduos.

    • Comer vendo TV engorda?

      Quando comemos fazendo outra atividade ao mesmo tempo, o corpo demora mais para perceber o ganho de energia, além de o metabolismo estar reduzido. O ideal é reservar um período apenas para se alimentar, prestar muita atenção ao que se está ingerindo e mastigar bem os alimentos.

Você necessita emagrecer?
Cadastre-se e receba informações!