Dieta > O que é caloria?

Caloria é o nome dado para a medida que expressa o valor energético de determinada atividade ou alimento. Tal unidade de medida não pertence ao Sistema Internacional de Unidades.

A história das calorias, vilãs ou aliadas da alimentação, nem sempre foi constante ou exata. Após várias tentativas de padronizá-la, o Bureau Internacional de Pesos e Medidas, responsável pela convenção do metro e do Sistema Internacional de Unidades, decidiu atribuir o valor de 4,1868 J (joules) a 1 caloria.
 
É necessário entender que ao se referir ao termo caloria, o indivíduo está aludindo ao valor energético de um alimento específico. As calorias são a energia contida nos alimentos, portanto, indispensáveis para a manutenção da vida do ser humano, sendo usadas para funções como a digestão, respiração, força, etc.
 
Apesar de em diferentes quantidades, todos os alimentos possuem calorias. Carnes gordas e laticínios possuem mais calorias do que frutas como a maçã. Algumas pessoas mantêm a ideia de que carboidratos são dispensáveis, visto serem os principais responsáveis pelo aumento do peso corpóreo por causa de sua fácil absorção. Entretanto, são também fontes significativas de energia. 
 
Uma criança, para crescer, pode necessitar da mesma quantidade de calorias do que uma pessoa idosa, assim como um homem adulto tende a precisar de mais calorias do que uma mulher. Quanto mais ativo o indivíduo, mais calorias ele deverá consumir, assim como alguém que passa por quimioterapia, radiações e outros procedimentos que necessitem da reparação de tecidos. 
 
A não ingestão de calorias adequadas para as atividades regulares pode levar a problemas como fraqueza, deficiência vitamínica, falta de concentração, entre outros, que dificultarão a rotina da pessoa.
Você necessita emagrecer?
Cadastre-se e receba informações!