Dieta > O que é a dieta dos pontos?

A dieta dos pontos é um famoso regime criado pelo endocrinologista Alfredo Halpern. Seu sucesso se deve ao fato de não restringir nenhum alimento, nem mesmo doces. O regime se caracteriza por atribuir “pontos” para alimentos e suas respectivas quantidades de calorias.
 
Para seguir a dieta dos pontos a pessoa primeiramente deve se consultar com um profissional, o qual irá avaliar seu organismo e estabelecer um limite de pontos que deverá ingerir por dia para alcançar o emagrecimento. 
 
Na dieta dos pontos, ao invés de controlar a ingestão calórica, a pessoa irá controlar os pontos que acumula no decorrer do dia, podendo comer qualquer alimento. Neste regime cada ponto equivale a 3,6 calorias.
 
Um dos maiores trunfos da dieta dos pontos é justamente o fato de não eliminar nenhum alimento. A pessoa passa a ter consciência do valor calórico de cada alimento, selecionando melhor suas refeições. O cardápio variado auxilia na continuação da dieta, sem que o indivíduo passe vontades.
 
Apesar de diversificada, a dieta dos pontos apresenta também uma desvantagem. O foco deste regime está em conhecer o valor calórico dos alimentos, mas não os valores nutritivos. Assim, a pessoa pode ingerir alimentos de baixas calorias auxiliando na perda de peso, mas pode acabar gerando uma deficiência nutricional no organismo, o que afeta a saúde.
 
Quando o corpo é privado dos nutrientes essenciais, o funcionamento do organismo é prejudicado, o que pode acarretar diversas doenças, como diabetes, osteoporose e hipertensão, entre outros. 
Você necessita emagrecer?
Cadastre-se e receba informações!