Dieta > Dieta onívora

Não é incomum quando se fala em alimentação, escutar a discussão sobre vegetarianos e os “carnívoros”. Porém, utilizar o termo carnívoro para classificar uma pessoa que não segue uma dieta vegetariana é errado, a menos que o indivíduo se alimente exclusivamente de carne. 
 
A expressão correta para se referir aos não adeptos de uma dieta vegetariana é utilizar a nomenclatura onívora, ou seja, a pessoa segue uma dieta onívora. O termo define seres que se alimentam de vegetais e carnes, tendo um organismo biologicamente adaptado para ingerir esse tipo de alimento.
 
O termo onívoro vem do latim omnis, que significa todos, e por isso alguns dizem que os onívoros são aqueles capacitados para consumir qualquer tipo de alimento. Seguindo a definição de que onívoro é o ser que se alimenta de carnes e vegetais, podemos dizer que o ser humano é onívoro, embora o hábito de comer carne seja mais ligado a fatores culturais, uma vez que o aparelho digestivo humano se assemelha mais ao dos seres herbívoros. 
 
Seguindo uma dieta onívora ou vegetariana, o importante é lembrar-se de manter uma alimentação balanceada e conservar seu organismo longe de deficiências e excessos nutricionais. Uma dieta equilibrada melhora a funcionalidade do corpo e a qualidade de vida.
Você necessita emagrecer?
Cadastre-se e receba informações!